domingo, 27 de março de 2011

Palavras coloridas


Ela tem a grande mania de marcar com caneta amarela ou verde neon as partes dos livros, artigos e revistas que lê. As páginas criam um ar alegre até mesmo quando as frases são tristes. É mania da moça se misturar nas coisas.
Quando na estante da sala apreciamos as obras, sabemos exatamente qual o livro lhe pertenceu durante um tempo. Cores, anotações, gotas de lágrimas secas enrugando as páginas. Marcas de dedos sujos de chocolate (porque ela tem grande apreço pelo sabor deste doce). Tem obra que tem cheiro dos perfumes que ela usa. E basta passar as paginas com agilidade para acreditar que ela está dentro de cada um deles. Existem anotações instigantes que remetem o tempo gasto dela para compreender o homem, o mundo, a humanidade. Outras são patéticas e apresentam apenas sua percepção diante do impacto de uma grande frase.
Poesia é sua paixão! Todas elas são coloridas de verde, rosa, azul, amarelo e laranja. A obra de Drummond é quase toda verde. Vinícius e Pessoa é sempre rosa e amarelo. Caio Fernando Abreu e Ana Cristina C. é todo pintado de alaranjado.
Livros de filosofia são carregados de anotações. São livros que dizem do autor e da leitora ao mesmo tempo. São frases que erigem o desejo dela de ter sido a própria escritora de belos pensamentos. Quase sem cor, mas com precisão nos conceitos e interpretações de aforismos e textos. Mais que interferências na obra podemos acreditar que são diálogos longos com data e página marcadas. Nestas obras ela tem mania de pregar papéis coloridos e escrever breves anotações para fazer um sumário á sua maneira quando tiver que ler novamente algumas das obras. A moça apesar do trabalho que tem, aprecia muito mesmo filosofia
Tem muita biografia também. As biografias são azuis. Quase sem anotação alguma. Como se fosse preciso ler o pensamento do outro com profundo respeito pela vida que vive ali naquele livro.
É bonito ver a estante. E saber que em cada livro existe um arco-íris desenhado pela moça que tem mania de colorir o mundo!

Nenhum comentário: